Utilizadas em Salas, Quartos, varandas, escritórios e em muitos outros ambientes, as portas de vidros trazem modernidade e sofisticação. Além de serem fáceis de limpar, essas portas proporcionam um ambiente mais versátil, pois combinam com qualquer tipo de móvel e qualquer cor de parede.
Nesse post, vamos te apresentar os principais tipos de portas de vidro e como escolher a melhor opção para o seu projeto.
Porque usar portas de vidro?
As portas de vidro garantem segurança, beleza estética e valorização do ambiente. Para quem tem medo de perder privacidade ao usar esse tipo de porta, fique tranquilo. Existem disponíveis no mercado diversos tipos de vidro como o fumê, por exemplo, que não permite a visualização do ambiente pelo lado de fora.
A neutralidade das portas de vidro faz com que seja mais fácil pensar em combinações com a mobília e decoração. Além disso, esse tipo de porta oferece muita facilidade na hora da limpeza. Usando apenas um pano com sabão e água, em minutos a sua porta estará limpa novamente.
Entretanto, é importante ressaltar que ao escolher uma porta de vidro você deve estar atento ao seu nível de segurança. O material utilizado na fabricação da porta de vidro faz toda diferença no seu resultado final.
Onde posso usar as portas de vidro?
As portas de vidro podem ser aplicadas em diferentes tipos de ambientes, tanto no banheiro como na sala de estar. Entretanto, os locais mais comuns de aplicação desse tipo de porta são:
- Salas;
- Cozinhas
- Varandas;
- Sacadas
Tipos de vidros para portas
Apesar de existirem diversos tipos de vidros, apenas alguns são recomendados para essa finalidade. Confira abaixo quais são eles.
Vidro laminado
Esse tipo de material é fabricado com duas lâminas de vidro, que podem ser texturizadas, temperadas ou até mesmo fumê. Após serem coladas por uma película transparente (PVB, EVA ou resina) as lâminas são prensadas até que colem totalmente. O vidro laminado costuma ser muito utilizado para portas de vidro por ser um vidro de segurança que evita diversos acidentes.
Vidro Pontilhado
O vidro pontilhado tem a superfície texturizada, o que auxilia na distorção de imagens e na difusão de luz. Por se tratar de um material que possui um visual suave e nada enjoativo, o pontilhado acaba combinando bem com os mais variados estilos de móveis.
Vidro Jateado
Esse tipo de vidro é procurado quando busca-se uma solução para áreas mais privativas, como escritórios e até mesmo banheiros. Neste tipo de vidro, jatos de grãos de areia ou pós abrasivos são utilizados no vidro transparente para transformá-lo em translúcido e levemente áspero.
Vidro temperado
O vidro temperado é conhecido por sua resistência mecânica até 5 vezes maior que o vidro comum. Em sua produção é realizado um choque térmico, em que o material é aquecido e resfriado rapidamente, tornando-o muito mais rígido. Esse tipo de vidro, quando quebrado, não produz estilhaços pontiagudos, mas sim pequenos pedaços arredondados.
Tipos de portas de vidro
Além da porta tradicional, existe uma variedade de modelos de portas de vidro que devem ser escolhidas de acordo com o espaço disponível no cômodo e a estética do ambiente. Conheça as principais:
Porta de correr
A porta de correr é considerada uma das melhores, pois ocupa pouco espaço. Além disso, esse tipo de porta integra ambientes com mais facilidade. Como por exemplo, a cozinha, pode ser integrada à sala de jantar durante ocasiões especiais.
Porta Boomerang
Com um acabamento mais requintado, esse tipo de porta possui um custo mais elevado que as demais. As portas de vidro estilo boomerang são muito utilizadas por aqueles que desejam um toque mais luxuoso em sua casa.
Porta Pivotante
A porta pivotante é um modelo que tem como peça principal o “pivô”, elemento principal que dá nome a esse modelo de porta. Essa peça permite que a porta gire em torno de um eixo vertical, substituindo as tradicionais dobradiças. Essas são portas muito sofisticadas que são usadas principalmente em portas de entrada de residências.
Porta sanfonada
Também conhecida como porta camarão, a porta sanfonada de vidro é ótima para quem possui pouco espaço. Esse tipo de porta costuma ser muito utilizado em cozinhas e para separar ambientes.
Gostou de conhecer mais sobre as portas de vidros? Veja as vantagens de utilizar esquadrias de alumínio.
Deixar um comentário