Depois de ouvir falar sobre alguns acidentes, fica a pergunta: será que o box de vidro é perigoso? Saiba quais são os cuidados necessários para garantir a sua segurança ao usar um box de vidro no banheiro.
Um risco envolvendo esse material é a ocorrência de choque térmico. Isso porque o banheiro costuma ser um ambiente frio e, principalmente durante o inverno, a gente costuma ligar o chuveiro em uma temperatura muito alta. É essa diferença de temperatura que pode resultar em uma rachadura, ou mesmo no estouro do vidro.
Para evitar esse tipo de acidente, o box de vidro requer atenção especial. Você sabia que os cuidados começam logo na hora da compra? Por exemplo, o ideal é a que o puxador e a porta fixa estejam localizados a uma distância de pelo menos 5 cm um do outro.
Aprenda algumas dicas para prevenir acidentes com portas, janelas e boxes de vidro
O boxe do banheiro e janelas de vidro podem representar um grande perigo dentro de casa. Uma instalação mal feita e a escolha do material errado, podem fazer com que o vidro quebre com facilidade e machuque alguém. A vidraçaria Rio Paiva, selecionou algumas dicas para garantir a segurança com vidros dentro de casa.
Para o boxe do chuveiro, o ideal é ter um vidro temperado, pois o vidro temperado sofre um processo térmico para aumentar a sua resistência. Ele chega a ser cinco vezes mais forte que os modelos comuns de vidro, e com isso resiste melhor às variações de temperatura, evitando assim o choque térmico.
Além disso, caso haja algum incidente, os pedaços formados pelo modelo temperado se partem em pequenos fragmentos, garantindo segurança. Como os pedaços não são afiados, o risco de alguém se machucar é bem menor do que com o vidro comum, que costuma quebrar em partes maiores e cortantes.
Para portas de correr e janelas, os modelos autoportantes são seguros para serem usados.
Manutenção
Manutenção é parte importante para a segurança do seu boxe de vidro. A norma NBR 14.207 da ABNT determina manutenção preventiva do box de vidro a cada 12 meses. Não tente fazer a manutenção sozinho ou com pessoas não qualificadas. Procure uma vidraçaria que possui os conhecimentos técnicos e as ferramentas para fazer uma boa manutenção. Também fique atento para alguns sinais que podem indicar a necessidade de reparos, portas frouxas ou saindo da guia e dificuldade de fechar a porta do box. como dificuldade de fechar o box, portas frouxas ou saindo da guia, por exemplo.
Ter atenção para a manutenção é extremamente importante para garantir a segurança da sua família.
Deixar um comentário