O vidro laminado é o vidro mais utilizado quando o quesito em questão é segurança.  Para quem não sabe, o vidro laminado é um tipo de vidro de segurança que quando se quebra, mantém em conjunto os estilhaços. Esse vidro é composto por duas ou mais placas de vidro, que são unidas por uma ou mais camadas intermediárias de polivinil butiral (PVB) ou etileno vinil acetato (EVA).

Quando o vidro laminado se quebra, os estilhaços ficam presos nessa camada intermediária, evitando assim acidentes graves. Esta característica produz o efeito de uma “teia de aranha” quando o impacto não é totalmente suficiente para furar o vidro.

Confira nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre o vidro laminado, desde o seu surgimento até a sua aplicação nos projetos.

Quando surgiu o vidro laminado?

O surgimento do vidro laminado foi na verdade um acidente de laboratório. O químico francês Edouard Benedictus em 1903, estava apenas realizando mais uma de suas experiências quando ocorreu um acidente em seu laboratório. Um frasco de vidro com um revestimento plástico caiu e quebrou, mas seus estilhaços se mantiveram unidos.

A partir daí percebeu-se que a utilização de uma substancia específica como o polivinil butiral (PVB) que é uma película plástica e elástica, ou o etileno vinil acetato (EVA), criam uma barreira de proteção que evita acidentes com vidros. A primeira utilização generalizada de vidro laminado foi nas máscaras de gás durante a Primeira Guerra Mundial.

Como é produzido?

Como tratamos na introdução, o vidro laminado  é formado por duas ou mais peças de vidro, que são unidas por um filme de Polivinil Butiral (PVB). Estas camadas, quando submetidas ao calor e pressão em uma autoclave, aderem-se. Como conclusão, forma-se um material altamente resistente.

Além da segurança em caso de quebra, o vidro laminado proporciona uma ótima acústica aos ambientes, evitando ruídos externos. Esse vidro também é capaz de proteger as pessoas dos raios nocivos UV.

Onde o laminado pode ser aplicado?

O vidro laminado pode ser aplicado em diversas situações devido à sua resistência e suas características de segurança. Esse vidro geralmente é muito utilizado na construção civil, sendo o mais indicado para muitos projetos.

O vidro laminado costuma ser aplicado em:

  • Fechamentos de varanda;
  • Portas;
  • Janelas;
  • Fachadas de edifícios e lojas;
  • Escadas e passarelas.

Espessuras mais usadas

Espessura do laminado.

Espessura do laminado.

Uma das opções a considerar ao escolher o laminado ideal para o seu projeto é a espessura da placa de vidro. São encontradas no mercado várias espessuras desse material que é medido em milímetros, sendo mais comum nas seguintes espessuras – 6mm, 8 mm, 10mm e 12mm.

Entretanto, ao contrário do que possa parecer, a espessura nada tem a ver com a segurança do vidro. A mesma qualidade na fabricação aplicado em uma placa mais espessa também é usada nas placas mais finas. Além disso, o nível de qualidade também se estende à variedade de cores decorativas e padrões de superfície.

Benefícios do vidro laminado

Os laminados oferecem diversos tipos de benefícios aos locais nos quais são aplicados. Por essa razão, listaremos abaixo as 5 principais.

  • Proteção física

O laminado tem como uma de suas principais características a manutenção dos fragmentos de vidro presos às películas plásticas, em casos de quebra. Sendo assim, tem como principal benefício à proteção física das pessoas que estão em contato com o material, evitando que o vão se abra e provoque uma possível queda em altura, nos casos de quebra acidental.

  • Diminui risco de acidentes

O segundo benefício do vidro laminado está diretamente relacionado com o primeiro. Diferente de outros tipos vidros, o laminado, em caso de quebra, mantem os fragmentos presos à película. Isso evita que o peso dos fragmentos sejam lançados na direção das pessoas.

  • Proteção patrimonial

O vidro laminado por ser composto por diversas lâminas colabora na proteção patrimonial antivandalismo. A sua composição de segurança é resistentes a golpes de machado e martelo, sem causar danos e prejuízos ao patrimônio.

  • Proteção contra raios UV

O quarto benefício que podemos citar do laminado é a proteção contra os raios UV. À película de PVB tem como uma de suas características a proteção contra raios maléficos do sol, que danificam os móveis e causam câncer de pele.

  • Decoração

O ultimo benefício que vamos citar do vidro laminado é a sua versatilidade na decoração dos ambientes. Ele permite inúmeras aplicações diferenciadas para decoração, devido ao uso de películas coloridas que conferem um visual estético diferenciado aos projetos de decoração.

Como realizar a limpeza?

Para realizar a limpeza do laminado não existe mistério. Entretanto, é preciso ter tomar cuidado com produtos abrasivos para que o vidro não seja danificado.

A limpeza básica pode ser realizada com água, sabão e um pano macio, levemente umedecido. Com movimentos de cima para baixo, passe o pano em toda superfície.

Para vidros que estejam há mais tempo sem receber uma boa limpeza, vale aplicar um produto específico para limpeza de vidros. Esses produtos ajudam a eliminar manchas mais difíceis de sair, com as de gordura, por exemplo.

Com relação à temporalidade da limpeza, pode ser realizada cada 15 dias em casos de manutenção e a cada 3 meses para limpeza pesada.

Gostaram de conhecer mais sobre o vidro laminado? Veja também o artigo sobre vidro refletivo.