O instalador de vidro profissional, seja ele um vidraceiro ou não, precisa ser muito cuidadoso. Diferente de um amador, ele se destaca por seguir boas práticas e técnicas necessárias para realizar uma obra segura e sem surpresas.

Alguns fatores como o manuseio dos produtos, medidas corretas e escolha de materiais, entre outros, definem uma boa instalação de vidro profissional. De outro lado estão os amadores, que não tomam os mesmos cuidados e que cobram muito mais barato para executar um trabalho. Mas você sabe como diferenciá-los?

Pensando na evolução do mercado vidreiro e em cada vez mais instaladores capacitados, preparamos uma lista com 4 fatores que diferenciam um instalador de vidro profissional de um amador. Confira abaixo:

Cuidado máximo no manuseio do vidro

Um instalador de vidro profissional tem conhecimento de que é preciso máximo cuidado com o transporte e manuseio das peças. Adicionar proteção extra às bordas, por exemplo, é uma prática que nem todos fazem, mas que sempre se mostra fundamental.

Em caso de peças muito grandes e pesadas, pode se fazer necessário apoia-la em algum lugar. Ao contrário do amador, o especialista já tem tudo planejado e sabe onde irá apoia-la. Fazer isso de qualquer maneira, sem planejamento ou experiência, pode resultar em graves problemas.

Os equipamentos também são parte da rotina dos profissionais. As ventosas, por exemplo, são indispensáveis para garantir mais facilidade e segurança aos projetos do instalador.

Precisão nas medidas

É fundamental ter conhecimento sobre as medidas do vidro e também das ferragens e esquadrias apropriadas para comporta-lo. A responsabilidade pela compatibilidade do produto com as medidas pedidas é do fornecedor, por isso conte sempre com uma distribuidora de confiança.

Lembre-se de que um erro neste passo significa impossibilitar a instalação, criar insatisfação junto ao cliente e um possível prejuízo para todos. As medidas têm que ser precisas para que não haja problemas na instalação ou futuramente.

Profissionalismo do início ao fim

Ao contratar um instalador de vidro profissional, o cliente precisa estar seguro de que será a melhor opção. Mas como se diferenciar de um amador que cobra pouco? Apresentar o serviço da melhor maneira é o principal fator de convencimento na hora da venda.

Explique a diferença de um instalador profissional para um amador, apresente os riscos que o cliente corre e como isso pode resultar em um prejuízo. Muitas vezes os clientes poderão achar o valor da instalação alto, por isso é necessário convencê-los com bons argumentos.

Atenção às normas dos vidros

Uma norma reguladora precisa ser a ‘bíblia’ de todo instalador profissional de vidros: NBR 7199 da ABNT. Trata-se do texto que engloba projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil. Todo profissional do vidro precisa conhecê-la na íntegra para um trabalho melhor e mais seguro.

Outras normas também são importantes para os profissionais do setor vidreiro. Confira abaixo cada uma delas:

  • NBR 14697: vidro laminado
  • NBR 14698: vidro temperado
  • NBR 16015: vidro insulado
  • NBR 14718: guarda-corpos para edificação
  • NBR 14207: box para banheiro
  • NBR 11706: vidros na construção civil
  • NBR 16259: sistemas de envidraçamento de sacadas

 

Fonte: Divinal Vidros

Gostou de saber essas diferenças? Veja também 5 dicas infalíveis para decorar usando quadros.