O vidro insulado que também conhecido como vidro duplo é feito a partir de um sistema de envidraçamento composto de duas ou mais peças de vidro coladas uma na outra com a ajuda de um perfil de alumínio, duplamente vedado.

Para garantir a sua sustentação é realizado duas selagens na estrutura: a primeira, para não existir troca gasosa; e a segunda, para garantir a estabilidade do conjunto. Dentro do perfil de alumínio, é aplicado a sílica com função hidrossecante, para garantir a completa ausência de vapor d’água, o que impede que o vidro fique embaçado.

O vidro insulado possui resistência incomparável aos outros vidros, oferecendo, proteção física, térmica e acústica, além do controle de raios solares.

COMBINAÇÕES

Resultado de imagem para vidro insulado

Qualquer tipo de vidro pode ser utilizado na fabricação dos vidros insulados. A escolha dependerá da necessidade do projeto que será realizado. Na maioria dos casos, o vidro insulado pode ser a combinação de lâminas de vidro temperado, laminado, de proteção solar, baixo emissivo, entre outros, podendo variar de acordo com o objetivo da composição.

São inúmeras as possibilidades, mas é necessário estar atento quanto às espessuras. Cada vidro deve ter no mínimo 3 mm de espessura e a câmara, 6 mm. Isso quer dizer que a menor espessura possível para um vidro insulado é de 12 mm.

Depois dessas informações, confira abaixo os principais motivos para utilizar o vidro insulado no seu projeto.

DIFERENCIAIS

Proteção solar

insulado é a opção perfeita para aproveitar o máximo a luz solar, e ainda bloqueiar o calor do ambiente. Sendo assim, os vidros insulados proporcionam maior economia de energia elétrica, pois diminui o uso de ar-condicionado e ventiladores. Para quem mora em cidades onde a temperatura costuma ser muito elevada, essa pode ser a melhor solução para contornar esse incomodo.

A combinação desse vidro com Vidros Laminados, obtém-se o bloqueio de até 99% dos raios UV. Como consequência, garante a proteção de móveis e outros objetos expostos ao sol, além de regular a entrada de luz.

Redução de ruídos externos

A redução de barulhos externos, se dá graças ao excelente efeito termoacústico que o vidro insulado possui. Esse vidro atende a norma de Desempenho Acústico em Edificações Habitacionais ABNT NBR 15575.

A câmara de ar colocada entre as peças de vidro proporciona o efeito isolante, auxiliando na vedação de ruídos, o que oferece mais conforto acústico ao ambiente. Como consequência, o vidro insulado é bastante utilizado em estúdios musicais ou de rádio, onde qualquer ruído pode atrapalhar uma gravação. Portanto, se sua intenção é ficar em um local ambientalizado e livre dos barulhos da cidade grande, vale apostar no vidro insulado.

Segurança

Os vidros insulados possuem alta segurança por conta da sua dupla camada. Em casos de acidente ou vandalismo, o vidro insulado é capaz de resistir bem mais do que outros tipos de vidro. Com a utilização de vidros de segurança temperados ou laminados, os insulados proporcionam excelente proteção evitando acidentes.

APLICAÇÕES

Por conta das suas características termoacústicas, o vidro insulado é ideal para ser aplicado em áreas comerciais com alto fluxo de pessoas, como ocorre em indústrias, aeroportos, hospitais ou hotéis.

Além disso, pode ser aplicados até mesmo em residências e escritórios, nas portas, janelas, fachadas, coberturas e equipamentos de refrigeração.

Um material com tantas propriedades tem centenas de aplicações na construção civil. Vale a pena investir.

Gostou desse artigo? Veja também quando aplicar cobertura de vidro ao projeto.